Ana Prestes debate 100 anos de luta pelo voto feminino
- Vórtex bsb
- 9 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2022
Livro é lançado na esteira da luta contra um governo de homens que não amam as mulheres

O livro 100 Anos da Luta das Mulheres pelo Voto será lançado pela escritora Ana Prestes, neta do lendário Cavaleiro da Esperança, Luís Carlos Prestes, neste sábado, 9, a partir das 10h, na Feira da Ponta Norte (SQN 216)
Prestes é organizadora e co-autora do livro de 356 páginas, que é prefaciado pela ex-presidenta Dilma Rousseff e reúne textos de 13 autoras, entre acadêmicas, intelectuais e ativistas políticas.
Elas se dedicam a relatar e analisar o processo de conquista do sufrágio feminino no Brasil, e o papel de protagonistas e inspiradoras.
"Lembrar o centenário é contar esta história, com toda sua força e inevitáveis contradições, e ainda prestar um tributo a lideranças como Bertha Lutz, Leolinda Daltro, Mietta Santiago, Alzira Soriano, Celina Guimarães, Almerinda Gama, precursoras e protagonistas desta frente de lutas", disse a escritora ao VortexBSB.
Prestes lembra ainda as primeiras parlamentares, como Carlota Pereira, de São Paulo, e Antonieta de Barros, de Santa Catarina, entre outras, "que começaram como aves solitárias o voo das brasileiras rumo à participação política institucional no país, ainda hoje tão frágil e alvo de ataques e violência".
Ana Prestes é pré-candidata a deputada distrital pelo PC do B.

Comentarios