top of page

Enfim, Congresso derruba vetos à Aldir Blanc 2, Paulo Gustavo

  • Foto do escritor: Vórtex bsb
    Vórtex bsb
  • 5 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

Mobilização da classe artística, trabalhadores e fazedores de cultura saiu vitoriosa


Depois de várias tentativas frustradas, o Congresso Nacional derrubou na tarde desta terça-feira os vetos do presidente Jair Bolsonaro às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo de apoio aos produtores culturais e artistas prejudicados pela pandemia.


São previstos cerca de R$ 3 bilhões por ano ano a partir de 2023 com a Lei Aldir Blanc 2 e R$ 3 ,8 bilhões em 2022 pela Lei Paulo Gustavo.


Foram essenciais para este processo a articulação das bancadas do PT, PCdoB, PSOL e PSB , além da deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ), autora da Lei Aldir Blanc 2, do senador Paulo Rocha (PT-PA), autor da Lei Paulo Gustavo, e da deputada federal Rosa Neide (PT-MT), presidenta da Comissão de Cultura da Câmara.


"A luta continua, agora para eleger Lula presidente, recriar o Ministério da Cultura, criar os Comitês de Cultura nos estados e no DF e fazer uma revolução na cultura brasileira!", comemorou o Secretário de Cultura do PT-DF, Yuri Soares.


Soares estendeu os agradecimentos ainda aos deputados José Guimarães (PT-CE), Maria do Rosário (PT-RS), Afonso Florence (PT-BA), Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) "pelo apoio nesta luta!".


O grande ato político da cultura do DF em apoio à candidatura do ex-presidente Lula acontecerá nesta quarta-feira, 6, 19h, no teatro Dulcina (Birosca), no Conic.




Comments


bottom of page