Pedalada democrática, capoeira nos comitês populares
- Vórtex bsb
- 27 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2022
Novas formas de esclarecer a população se destacam. Lula vem ao DF dia 12/07

Neste fim de semana, os comitês populares de luta Reconstrução Criativa e Ponta Norte Democrática organizaram, com sucesso, a Roda de Capoeira dos Angoleiros do Sertão e a Pedalada pela Democracia.
A primeira, no sábado, contou com a participação do professor Minhoca e do Onirê do Sertão, filho do Mestre Cláudio, que veio de Feira de Santana-BA para ministrar oficinas em Brasília e trazer um pouco do DNA da capoeira arrastada do Sertão Baiano.
A roda aconteceu na feira da 216 Norte e reuniu em torno de 200 pessoas, fora o público presente na tradicional feira orgânica da quadra, que todo sábado realiza também debates sobre o desenvolvimento do Brasil.
A proposta é que a roda aconteça nas próximas semanas em outras quadras de Brasília e em outros eventos articulados pelos comitês populares de luta.
Na agenda do Comitê Reconstrução Criativa entre julho e agosto também está o São João da Diversidade e Protagonismo Feminino (216 Norte); o Cinema de Mulheres (Eixão) e o Pico do Skate (Eixão).
Já a Pedalada pela Democracia mobilizou centenas de pessoas em trajeto percorrido no Eixão entre as quadras 216 e 108 Norte.
O engajamento mostrou a militância de cabeça em pé, conversando com as pessoas sobre a carestia que assola os trabalhadores e a classe média.
A iniciativa também chamou a atenção neste nível para a disputa colocada no país.
De um lado, as motociatas do presidente Jair Bolsonaro, furando regras sanitárias, gastando dinheiro público, revelando que ele não cumpre uma jornada séria como a maioria do povo brasileiro e incentivando a economia do petróleo, apesar da inflação galopante nas bombas de gasolina.
De outro, a alternativa sustentável, a união voluntária de pessoas para reconquistar a democracia e o bem estar-social, com contribuição de cada envolvido.

Lula no DF dia 12/07
Ainda no sábado, aconteceu o Encontro dos Comitês Populares do DF, para planejar novas ações que acelerem o fim do governo Bolsonaro.
O coordenador da campanha de Lula em Brasília, Geraldo Magela, anunciou que o ex-presidente estará na capital federal dia 12/07, valorizando a importância dos candangos para a vitória dele.
O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, anunciou que a meta é levar o pré-candidato de Lula, Leandro Grass (PV), para o segundo turno da disputa pelo Palácio do Buriti.
Yorumlar